«Não há maior dádiva do que o amor de um gato»
(Charles Dickens)

sábado, 21 de janeiro de 2012

O GATO – ESSA MARAVILHOSA CRIATURA

Adoro animais, mas o meu grande amor vai para os gatos… sou aquilo a que os Ingleses chamam de “cat lover” ou para usar o termo que identifica um amante de gatos, sou uma ailurófila. Não poderia conceber a minha vida sem a companhia dessas criaturas simultaneamente maravilhosas e cheias de mistério, tantas vezes injustiçadas por aqueles que as conhecem pouco ou mesmo nada.
      Os gatos são seres únicos, nobres e geniais, a perfeição em forma animal. Sob a aparência felina, por vezes insignificante para quem não os aprecia, está uma máquina das mais perfeitas que a Natureza concebeu.  Leonardo da Vinci disse a respeito do gato “O menor dos pequenos felinos é, por si só, uma verdadeira obra-prima”... Nada de mais verdadeiro!
      Se é costume dizer-se que os cães têm “dono” (termo de que eu discordo completamente, pois acho que nós não somos donos dos animais), em relação aos gatos, a questão de pertença é muito diferente da dos cães: pode dizer-se que nós é que lhes pertencemos! Eles são os nossos ‘donos’ e utilizam todo o seu encanto para nos manipular, e nós gostamos…
      Os gatos não mudam de atitude para nos satisfazer e é difícil forçar um gato a fazer o que queremos. Quem vive com esses pequenos felinos sabe do que eu estou a falar. Os gatos são criaturas de espírito livre, na verdade, há quem afirme mesmo que eles nunca foram totalmente domesticados. E esta é uma das principais razões que leva a que muitas pessoas não gostem de felinos.
      Os gatos, quanto muito e se estão para aí virados, condescendem em nos agradar e, quando se trata de gatos muito afectivos, são eles próprios que procuram fazer coisas que sabem perfeitamente que nos vão conquistar. As minhas experiências com gatos têm-me ensinado coisas extraordinárias e, pena é que os seres humanos não aprendam mais com estes animais verdadeiramente fascinantes.
      Pela minha vida passaram 25 gatos. Gatos efectivos, residentes, porque muitos outros se cruzaram comigo, os “gatos de rua” ou errantes que, em certa altura das suas deambulações, apareceram à minha porta, procurando alimento, abrigo ou simplesmente um pouco de carinho. Todos eles deixaram ou têm um lugar muito especial no meu coração, que cresceu e se fez grande para acolher tantos afectos.
      Muitos já cruzaram a “Ponte do Arco-Íris”, a caminho do “Céu dos Gatos”, que eu acredito sinceramente que exista. Outros ainda continuam a encher os meus dias de prazer e alegria, de brincadeiras, e a dar-me grandes lições de vida. Sim, porque os gatos são grandes professores, ensinam-nos o valor do amor, da amizade, da partilha e da solidariedade e, também, o respeito pelos mais velhos.
      Quem acusa os gatos de serem narcisistas, arrogantes, egotistas, egocêntricos, egoístas, ególatras, convencidos, distantes, insociáveis e altivos, é porque nunca teve contacto com esses animais. O gato é, pela sua personalidade, um dos mais nobres animais.
      Para começar, não há dois gatos iguais. Qualquer pessoa que lide com gatos sabe que cada animal tem um carácter único. A personalidade do gato desenvolve-se em função de influências tanto genéticas como ambientais e cada gato tem a sua personalidade própria, o seu estilo e as suas manias – coisas a que se acrescentam certas constantes de comportamento ditadas pelos genes, imutáveis de um sujeito para outro.
      O Siamês, por exemplo, é caracterizado pela sua doçura e pelo seu lado afectuoso, com os humanos e com outros animais, com quem comunica facilmente. É o mais extrovertido de todos os gatos domésticos, extremamente sensível, adora companhia e precisa de um lar equilibrado e estável, suporta mal a solidão, por isso é muito atreito à depressão quando negligenciado. Cria profundos laços com o dono, cuja voz reconhece perfeitamente. Os siameses são gatos possessivos, algo ciumentos, ruidosos, hiperactivos e muito inteligentes. Gostam de falar e vocalizam com grande satisfação se lhes for prestada atenção. Apreciam a companhia de crianças, se elas se comportarem amigavelmente com ele. O gato Siamês é, sem sombra de dúvida, o companheiro ideal para muitos anos de pura amizade e companheirismo. Já lhe chamaram “O Príncipe dos Gatos”.
      O vulgar Europeu Comum também apresenta personalidades bem distintas. Acontece, por exemplo, numa ninhada de vários gatinhos cada um deles possuir um “feitio” diferente. Há os tímidos e introvertidos, os atrevidos e “populares”, os simpáticos, os carismáticos, os de personalidade forte e dominadora, os “dissimulados”, enfim, todos se diferenciando tal como acontece ao nível das suas pelagens. Dependendo dos progenitores, numa ninhada pode haver gatinhos, pretos, pretos e brancos, todos brancos, os tabby laranja, cinza, bicolores e tricolores e os tourtoiseshell, vulgarmente denominados tartaruga.

Sem comentários:

Enviar um comentário